segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Gráfico Social": Podem estar de olho em você


Nos últimos meses tornaram recorrentes as confusões digitais causadas por denúncias de invasão de privacidade na internet. Google e Facebook que o digam. Esses não são novidades, bem como uma prática que é mais comum do que se imagina, o monitoramento de informações pessoais publicadas na grande rede; o que seria uma espécie de reputação online.

Muitos já têm apontado isso e, de fato, acontece. Atitudes como conseguir um emprego e/ou aprovar um financiamento podem ser fortemente influenciados pelas informações que você publica na internet. Existem empresas espalhadas pelo mundo com trabalho especializado em Monitoração de Mídia Social. O que elas fazem, por exemplo, é vasculhar a web para verificar status, tweets do Twitter, organizações online às quais se filiou, sites aos quais está ligado e os comentários que você publicou... Depois, compilam todas essas informações e convertem tudo isso em um perfil único. Aí está o seu Gráfico Social.

O que chama a atenção é que essas verdadeiras investigações não são mais tão superficiais. Digamos que você tenha feito uma proposta de cartão de crédito ao banco, certo? Então o Banco, antes de aprovar sua proposta, dá uma boa vasculhadas nas redes sociais que você faz uso, analisa as outras pessoas a quem você está conectado e que já são clientes daquele banco, estuda o histórico de pagamento e crédito destes seus amigos e... já foi: tira conclusões sobre você! Dá até pra criar novos ditados. “Me diga com quem anda tweetando e direi quem és”.

É claro que esses estudos por parte das organizações podem apresentar falhas, mas daí até você conseguir seu emprego ou seu cartão de crédito de volta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário