Nos últimos meses tornaram recorrentes as confusões digitais causadas por denúncias de invasão de privacidade na internet. Google e Facebook que o digam. Esses não são novidades, bem como uma prática que é mais comum do que se imagina, o monitoramento de informações pessoais publicadas na grande rede; o que seria uma espécie de reputação online.
Muitos já têm apontado isso e, de fato, acontece. Atitudes como conseguir um emprego e/ou aprovar um financiamento podem ser fortemente influenciados pelas informações que você publica na internet. Existem empresas espalhadas pelo mundo com trabalho especializado em Monitoração de Mídia Social. O que elas fazem, por exemplo, é vasculhar a web para verificar status, tweets do Twitter, organizações online às quais se filiou, sites aos quais está ligado e os comentários que você publicou... Depois, compilam todas essas informações e convertem tudo isso em um perfil único. Aí está o seu Gráfico Social.
O que chama a atenção é que essas verdadeiras investigações não são mais tão superficiais. Digamos que você tenha feito uma proposta de cartão de crédito ao banco, certo? Então o Banco, antes de aprovar sua proposta, dá uma boa vasculhadas nas redes sociais que você faz uso, analisa as outras pessoas a quem você está conectado e que já são clientes daquele banco, estuda o histórico de pagamento e crédito destes seus amigos e... já foi: tira conclusões sobre você! Dá até pra criar novos ditados. “Me diga com quem anda tweetando e direi quem és”.
É claro que esses estudos por parte das organizações podem apresentar falhas, mas daí até você conseguir seu emprego ou seu cartão de crédito de volta...
Muitos já têm apontado isso e, de fato, acontece. Atitudes como conseguir um emprego e/ou aprovar um financiamento podem ser fortemente influenciados pelas informações que você publica na internet. Existem empresas espalhadas pelo mundo com trabalho especializado em Monitoração de Mídia Social. O que elas fazem, por exemplo, é vasculhar a web para verificar status, tweets do Twitter, organizações online às quais se filiou, sites aos quais está ligado e os comentários que você publicou... Depois, compilam todas essas informações e convertem tudo isso em um perfil único. Aí está o seu Gráfico Social.
O que chama a atenção é que essas verdadeiras investigações não são mais tão superficiais. Digamos que você tenha feito uma proposta de cartão de crédito ao banco, certo? Então o Banco, antes de aprovar sua proposta, dá uma boa vasculhadas nas redes sociais que você faz uso, analisa as outras pessoas a quem você está conectado e que já são clientes daquele banco, estuda o histórico de pagamento e crédito destes seus amigos e... já foi: tira conclusões sobre você! Dá até pra criar novos ditados. “Me diga com quem anda tweetando e direi quem és”.
É claro que esses estudos por parte das organizações podem apresentar falhas, mas daí até você conseguir seu emprego ou seu cartão de crédito de volta...
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