domingo, 30 de maio de 2010

Flagrantes á um click

A integração de câmeras portáteis em dispositivos móveis facilitou o monitoramento da vida moderna. O celular é uma das ferramentas tecnológicas mais populares nesse sentido. Hoje, os aparelhos celulares com câmeras, tem preço acessível à maior parte da população brasileira e dependendo do modelo, possuem excelente qualidade de resolução. 


Uma consequência direta dessa popularização de dispositivos móveis com câmera integrada são os flagras, cada vez mais comuns, entre famosos ou anônimos. Está na rua ou em algum espaço público, você achou legal; curioso ou ficou incomodado; quer fazer uma denúncia? Com um desses dispositivos à mão, é só apontar, clicar e pronto. Tem-se um registro em foto ou vídeo.

Este artifício tem sido adotado por muitos paparazzi na disputa para conseguir os melhores clicks e maiores flagras de famosos. Para agravar a situação, existem os sites que compartilham videos. O youtube, por exemplo, constitui um imenso banco de dados de pessoas pegas em situações inesperadas, ou até constrangedoras. Muitos se tornam sucesso na rede e acabam repercutindo em toda a mídia.

Dentro dessa discussão surgem diversas questões. Se qualquer um pode filmar e ser filmado à qualquer momento, devemos nos preocupar no modo como agimos em nossas atividades rotineiras? Será esse o início de uma auto-vigilância?

Veja alguns exemplos de flagras que ficaram famosos na web.

O flagra de Daniela Cicarelli em cenas quentes com seu namorado numa praia da Espanha foi notícia no mundo todo. Apesar da modelo ter movido uma ação judicial para excluir o video dos sites, sempre há uma cópia disponível na rede.

  
O caso da estudante da UNIBAN, Geisy Arruda, que foi hostilizada pelos colegas porque estava usando um vestido curto, foi exposto na internet por imagens feitas em dezenas de celulares.


Quem nunca ouviu o bordão: "Pedro, devolve o meu chip!". Pois é, o universitário de 28 anos, de Vitória (ES), ficou famoso na internet depois de sua ex-namorada fazer um escândalo na porta de sua casa. Um vizinho filmou tudo e disponibilizou no youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário