segunda-feira, 26 de abril de 2010

Eagle Eye ( Controle Absoluto )





Durante o final de semana fiquei procurando algo interessante para o blog, quando encontrei um trailler do filme "Eagle Eye" que ao ser traduzido recebeu o título "Controle Absoluto", o interessante é que este filme lançado em 2008 aborda justamente alguns dos pontos que nos propomos a discutir em nosso blog.

Um breve resumo do filme:

Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) são dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma mulher desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a misteriosa voz os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas usando a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Enquanto a situação se agrava, essas pessoas comuns tornam-se os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo. Lutando por suas vidas, Jerry e Rachel viram brinquedos de um inimigo sem rosto que parece conseguir manipular tudo o que eles fazem.

O filme trata de questões que são atuais e mostra o uso das tecnologias como ferramentas de monitoramento, e evidencia que estamos sendo vigiados o tempo inteiro, mesmo que nao tenhamos consciência disso.


Trailer Controle Absoluto from Carlos Batista on Vimeo.



Depois que vi as cenas do filme, busquei em algumas redes socias, a discussão gerada após a exibição desta obra, e selecionei alguns comentários para ilustrar como as pessoas enxergam a temática que lhes é apresentada em, Controle Absoluto.

Escrito por: Idenilson Corrêa

"Além de ser um ótimo filme de ação, com fugas, perseguições, mísseis, FBI e outras agências do governo Americano, o roteiro aborda um tema típico do século XXI: Até onde pode ir a invasão de privacidade em nome da liberdade? Quando estamos realmente sozinhos? Que autoridade tem o direito de escolher quem vai morrer para que outros vivam? Apesar de uma alta dose de exagero, o tema realmente faz a gente pensar na automação da vida humana, nesse mundo de facilidades que nos torna tão vulneráveis no caminho que a humanidade está seguindo..."

Escrito por: jjgomes

"sim! um bom filme para se ver. tem os cliches de sempre, que dessa vez é a famosa revolucao das maquinas para dominar o mundo (já tá ficando extremamente batico), mas conseguiram criar uma historia intrigante (o principio do filme fica absurdo possibilidade como foi apresentada de controle visual absoluto dos envolvidos... mas se relevar isso conseguira se divertir). no geral, vale a pena assistir. é um bom divertimento."

Encontrei muitos depoimentos parecidos com esses que estão acima, alguns dizem ser uma ficção futurista sem compreender que todo aparato e dispositivos mostrados no filme já estão a disposição dos governos e de grandes empresas (e até mesmo de indivíduos solitários).

Mas a verdade é que, câmeras inteligentes em metrôs já podem "prever" se algum indivíduo vai tentar o suicídio. Compras de cartão de crédito deixam claro até mesmo opções sexuais. Informações do Orkut ou Facebook permitem identificar comportamentos de grupos, de simples torcedores de times de interior a terroristas.

Finalizo esse post com uma pergunta simples, porém, de respostas não tão simples: "Qual o grau de privacidade que podemos razoavelmente esperar vivendo na sociedade da informação?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário