sábado, 3 de abril de 2010

Monitoramento por Celular


O projeto de lei aprovado em Minas Gerais que transformou os telefones celulares em possíveis armas de investigação de crimes, reverbera a potencialidade de monitoramento nessa que é a mídia móvel em ascensão.

A medida oferece à polícia informações usadas pelas operadoras de celular para localizar seus clientes em prováveis situações de risco, sem ter que recorrer à burocracia de um mandado judicial.

O deputado Délio Malheiros (PV), autor do projeto que originou a lei, teve a ideia durante um passeio pelo shopping, quando ao se aproximar de uma loja recebeu um SMS convidando-o a entrar e aproveitar os produtos.

A lei determina que as operadoras de telefonia encaminhem a todos os clientes um formulário para que eles autorizem, ou não, o uso das informações em caso de crime.

As intenções são boas, mas diverge opiniões e esbarra em questões relativas ao controle de informação. Nunca se sabe realmente, com que intuito, informações como essas serão utilizadas. Afinal, a dimensão político-social desse tipo de lei interfere em nosso direito à privacidade e reconfigura o modo como utilizamos os dispositivos móveis.

Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário