quarta-feira, 17 de março de 2010

Facebook pagará $9.5 milhões por invasão de privacidade

Um juiz estadunidense condenou o Facebook a pagar $9.5 milhões por invasão de privacidade a partir do uso do programa Beacon. Alegou-se que havia desrespeito a uma lei de privacidade. Os responsáveis pela rede social, no entanto, não admitiram ter cometido qualquer tipo de ilegalidade.

Parte do dinheiro (6 milhões) deve ser utilizado para financiar um "Digital Trust Fund", servindo como verba para organizações estudarem privacidade online.

The new privacy center, according to terms of the deal, shall “fund and sponsor programs designed to educate users, regulators and enterprises regarding critical issues relating to protection of identity and personal information online through user control, and to protect users from online threats.”

O programa Beacon foi implantado a partir do Facebook e monitorava e publicava o que os usuários compravam e alugavam de lojas como Blockbuster, Overstock e outros. Tratava-se de uma forma de publicidade utilizando o consumo do usuário, publicando-o na rede social e permitindo que seus contatos vissem suas compras. Alguém, por exemplo, que alugasse um determinado filme na locadora, teria o título listado nas atualizações do Facebook. Invasão de privacidade? Sem dúvida. E, pior, a rede social alegava que o usuário poderia desativar o programa, mas, na verdade, o processo era um tanto complexo e grande parte das pessoas não sabia se poderia desativá-lo ou como fazê-lo.

(Via  Wired)

Nenhum comentário:

Postar um comentário