O que passa pela sua cabeça nesse exato momento enquanto lê estas palavras? Você acha que está seguro em seus pensamentos? Cuidado, talvez não seja bem assim. É melhor ficar atento porque a ciência hoje já tem tecnologia para fotografar e até filmar o que acontece dentro do nosso cérebro e a partir daí descobrir em que estamos pensando.
Por enquanto, a leitura de mente é um experimento embrionário que depende de máquinas pesadas e só pode ser feito dentro de um laboratório. Só que os psicólogos e neurocientistas querem muito mais. Eles acreditam que em pouco tempo vai haver um leitor de mentes que funcionaria à distância, decodificando o que passa pela cabeça de qualquer pessoa, seja para o bem ou para o mal.
Isso traz implicações éticas e sociais. A capacidade de ler mentes pode se tornar uma arma muito perigosa. Segredos, informações secretas, e o próprio direito à privacidade estarão ameaçados e você ficará exposto, preso numa vigilância constante. No poder de governos autoritários uma tecnologia dessas significaria um ataque à democracia, o controle político seria inevitável. Viveríamos então, em um eterno Big Brother, descrito originalmente por George Orwell como uma sociedade na qual as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades.
Fontes: Fantástico, Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário